
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde organizou recentemente um colóquio dedicado à importância da animação sociocultural e da comunicação em contexto de internamento, refletindo sobre o impacto junto de doentes, famílias e profissionais de saúde.
A sessão contou com a abertura da Dr.ª Elisabete Sousa e do Enfermeiro Coordenador Fernando Soares, e reuniu dezenas de profissionais de saúde, familiares e representantes de unidades e lares, num espaço de partilha e reflexão conjunta.
Entre os temas abordados estiveram dentro da temática como“Impacto social do internamento no utente: ansiedade e perda de autonomia”, apresentado pela enfermeira Mariana Pereira, a“Reflexão sobre a importância da animação sociocultural em contexto de internamento”, pela animadora Marta Rodrigues; a“A importância da comunicação na animação sociocultural”, pelo Dr. Joaquim Ribeiro; e a“Animação sociocultural e a família – o impacto”, pela Dr.ª Elisabete Cerqueira.
O colóquio terminou com o encerramento da enfermeira Andreia Araújo e foi promovido pelo projeto ACRESCENTAR, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.
O provedor esteve presente e parabenizou a equipa agradecendo o trabalho social e de animçaõ que fazem com os utentes e doente da instituição.
A iniciativa reforçou a relevância da animação sociocultural e da comunicação na melhoria do bem-estar dos utentes, na colaboração das famílias e no apoio aos profissionais em contexto de internamento.