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Que informações deve dar quando ligar para o SNS 24 ou INEM?
É fundamental fornecer todas as informações solicitadas pelo técnico que encontrar do outro lado da linha.

Quando ligar SNS 24 ou INEM

3 minutos de leitura
> O que faz o SNS 24?
> O que é o INEM?
> Existe articulação entre o SNS 24 e o INEM?
> Quando devo ligar para o INEM?
> Quais são as situações graves ou de risco de vida?
> O que devo fazer quando ligo para o INEM?
> Quando devo ligar para o SNS 24?
> Quais são os problemas de saúde não emergente?
> O que devo ter comigo quando ligo para o SNS 24?
> Qual a diferença entre o INEM e o SNS 24?
> É importante uma boa utilização das linhas telefónicas por parte do cidadão?

O que faz o SNS 24?
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente (por exemplo tosse, febre). Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado– autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

O que é o INEM?
O Instituto Nacional de Emergência Médica -INEM é responsável por garantir a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita, desde o local da ocorrência até à unidade de saúde. Através do número europeu de emergência – 112, o INEM dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.

Existe articulação entre o SNS 24 e o INEM?
Sim. A atividade do SNS 24 articula-se diariamente com a do INEM. Existe, a possibilidade de transferência de chamadas entres as duas entidades no decorrer da atividade dos serviços.

Quando devo ligar para o INEM?
Deve ligar para a linha 112 perante uma situação grave ou de risco de vida. Sendo uma chamada de emergência média, a mesma é transferida para o INEM.

Quais são as situações graves ou de risco de vida?
Consideram-se situações graves ou de risco de vida, os seguintes exemplos:

alteração do estado de consciência
suspeita de AVC (alteração da fala, face ou força)
engasgamento (após tentar ajudar)
dificuldade em respirar
acidentes com feridos(s)
dor no peito
hemorragias abundantes ou incontroláveis
queimaduras graves ou em zonas sensíveis
O que devo fazer quando ligo para o INEM?
Após o contacto com a linha 112, deve:

descrever a situação e a localização onde se encontra
responder a todas as questões que lhe são colocadas
desligar a chamada apenas quando receber indicação
Quando devo ligar para o SNS 24?
Deve ligar para o SNS 24 – 808242424 – perante um problema de saúde não emergente. O SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos em situação de doença aguda.

Quais são os problemas de saúde não emergente?
Consideram-se problemas de saúde não emergentes, os seguintes exemplos:

dor ligeira a moderada (ex.: garganta, barriga)
tosse persistente
febre
náuseas ou vómito alimentar
diarreia
alteração da tensão arterial (sem outras queixas)
choro persistente da criança
comichão ou alterações da pele
O que devo ter comigo quando ligo para o SNS 24?
No momento do contacto com o SNS 24 tenha consigo os dados de identificação tais como:

número de utente do Serviço Nacional de Saúde
nome
data de nascimento
Se não é o próprio a contactar, esteja junto do utente no momento da chamada e tenha consigo os dados de identificação do mesmo.

Qual a diferença entre o INEM e o SNS 24?
O INEM garante a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita. Enquanto o SNS 24, como serviço telefónico e digital, garante a Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento em problemas de saúde não emergentes. A atividade do INEM e do SNS 24 está integrada na rede de prestação de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.

É importante uma boa utilização das linhas telefónicas por parte do cidadão?
Sim. É muito importante reforçar a boa utilização destes serviços pelo cidadão, uma vez que o uso desadequado pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar recursos de forma errada. Por isso, é essencial perceber o propósito das duas linhas telefónicas e em que situações as deve utilizar.

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)/ Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)/ Direção-Geral da Saúde (DGS)

© Hospital da Misericórdia de Vila Verde   |   Por: André Tiago Almeida.PT


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