A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma nova informação de monitorização sobre os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS), relativos ao primeiro semestre de 2023, tendo o âmbito da monitorização sido alargado às entidades de natureza privada e social que realizam primeiras consultas e cirurgias ao abrigo de acordos de cooperação com o SNS e de convenções do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC).
Segundo relatório da ERS no primeiro semestre de 2023, foram realizadas 278.904 cirurgias programadas nos hospitais públicos – não incluindo as cirurgias de cardiologia, nem as da área oncológica – verificando-se um aumento de 5% face ao primeiro semestre de 2022
Foram realizadas 16.136 cirurgias programadas em prestadores protocolados e 12.219 em hospitais de destino no qual se insere o Hospital da Misericórdia de Vila Verde.
O Hospital da Misericórdia de Vila Verde destacou-se no âmbito da saúde social. “A melhor equipa de profissionais e equipamento de topo fazem do nosso bloco operatório uma referência nacional. Porque a saúde não pode esperar mais estamos a trabalhar em pleno e queremos sempre mais. Fazemos a triagem para os nossos doentes e queremos garantir todo o conforto e qualidade dos nossos serviços com mais cirurgias contribuindo para a diminuição do tempo de espera no SNS”, disse o Provedor Bento Morais.
No sector social com protocolo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) o hospital da Misericórdia do país foi considerado o melhor do país tendo realizado 100% das cirurgias.
Esta parceria com o Serviço Nacional de Saúde permite aos utentes, inscritos em intervenções cirúrgicas, reduzirem o tempo de espera de cirurgia sem qualquer custo adicional. Basta que sejam portadores de um vale cirurgia SIGIC.